O Home Office e a Liderança

Seja no Home Office ou no modelo presencial, os líderes possuem um papel fundamental no desenvolvimento das pessoas na empresa. É importante compreender as vantagens e desvantagens do trabalho remoto para encontrar estratégias assertivas de enfrentamento às principais dificuldades das empresas e colaboradores neste cenário. 

Com uma boa liderança, uma gestão alinhada e colaboradores engajados com os objetivos da empresa, é possível manter a boa qualidade de vida de todos e obter resultados cada vez mais positivos para a organização. 

Com o conhecimento acumulado e uma gestão alinhada, o seu negócio sairá na frente da concorrência e proporcionará uma melhor qualidade de vida aos funcionários e um excelente atendimento aos clientes. 

Existem diversos obstáculos a serem analisados na adoção do home office. Mas, ao contrário de 2020 que trouxe imediatismo e falta de preparo na integração desse modelo remoto à muitas empresas, hoje essas dificuldades não são mais uma realidade. 

Atualmente contamos com dados, ferramentas e informações mais que suficientes para identificar e trabalhar nas necessidades mais latentes do trabalho home office. 

Alguns desses principais desafios são: 

  • Falta de um ambiente com estrutura para trabalhar;
  • Problemas emocionais em razão do distanciamento;
  • Falha de comunicação;
  • Dificuldade com os horários;
  • Suspensão da cultura de feedback;
  • Dificuldade em separar o “home” do “office” ao final do dia;
  • Diminuição da colaboração e trabalho conjunto.

Enfrentando os desafios do Home Office

Como já mencionamos anteriormente, existem vantagens e desvantagens bastante identificáveis no modelo Home Office, e para que seja possível liderar times de sucesso nessa nova era, é fundamental conhecer todas elas para encontrar as maneiras mais assertivas e eficazes de guiar os colaboradores por esse caminho. 

Para isso, trouxemos algumas dicas importantes para ajudar você nesse processo: 

Mantenha uma boa comunicação 

Para uma liderança efetiva, é necessário tentar diminuir as falhas na comunicação interna, pois isso pode prejudicar diretamente os processos e a qualidade das tarefas  realizadas. 

É fundamental promover a organização dos meios de comunicação e suas melhores formas, de acordo com o momento, assunto e urgência. Mantenha as ligações ou chamadas de vídeo para assuntos caracterizados por maiores detalhes e necessidade de resolução imediata. Defina os e-mails para a comunicação mais formal, como comunicados internos ou questões que precisam ser documentadas, e deixe as mensagens instantâneas para a troca de informações e resolução de dúvidas no sistema interno da empresa, pelo aspecto fácil, prático e em tempo real. 

 

Inclua reuniões periódicas por vídeo no cronograma

Uma das melhores formas de integrar os colaboradores é adotar uma agenda de reuniões periódicas por videochamada. Isso porque o cotidiano em home office pode desgastar o contato social e a sintonia entre os membros da equipe. 

 

Algumas dessas reuniões devem servir para incentivar os colaboradores a trocar ideias, expor suas opiniões e facilitar os processos e as pautas mais específicas.

Mas procure sempre evitar a perda do foco e o desperdício de tempo. E não se esqueça de agendar as reuniões com antecedência  para que todos participem. 

Converse com seus colaboradores

Se sua empresa precisou transformar o modelo presencial e remoto em decorrência da pandemia, conversar com seus colaboradores ajuda a empresa a entender um pouco mais se esse modelo está realmente funcionando e se poderá se estender de maneira indeterminada sem prejudicar os resultados. 

Isso cria mais proximidade entre o colaborador e o líder, além de demonstrar a preocupação da empresa com o bem-estar dos funcionários, humanizando cada vez mais a organização. 

Jamais deixe de acompanhar as entregas e os resultados 

Se você não souber o que está acontecendo, ainda que em termos gerais, será impossível traçar estratégias para identificar erros ou resolver os problemas quando eles aparecerem. 

Procure fazer uso de softwares de gestão empresarial que auxiliem você a ter um controle amplo e funcional da execução das tarefas. 

Fortaleça as políticas de avaliação e feedback

Manter uma política de feedback bem definida e executada possibilita que você exercite o contato com os colaboradores e identifique possíveis problemas que necessitem de atenção.

Através da avaliação e do feedback você apresenta os resultados positivos e/ou negativos para o colaborador. Na incidência de falhas ou diminuição da qualidade das tarefas, é necessário que encontrem em conjunto a melhor maneira de reverter esses problemas. 

A política de feedback também serve para fazer com que o colaborador se sinta acolhido pela empresa, ainda que fora do contato presencial. 

Lembre-se que cada pessoa reage de maneira distinta a críticas e feedbacks negativos, por isso, é importante promover um diálogo que lembre o colaborador que o objetivo do feedback possibilitar melhorias no trabalho e promover a evolução e a adaptação dele e da empresa nesse cenário. 

Invista em treinamentos e cursos 

Sabemos que a adaptação é contínua, a evolução do mercado é constante e a tecnologia nos fornece cada vez mais ferramentas capazes de facilitar o dia a dia de trabalho, ou até mesmo nas relações com os clientes. 

Por isso, o conhecimento e a atualização de competências específicas devem ser disseminados e facilitados no ambiente de trabalho, principalmente no modelo home office. 

Existem diversas plataformas online e cursos capazes de preparar ainda mais seus colaboradores para o dia a dia e atribuir uma dose maior de qualidade ao dia a dia da sua empresa. 

 

Gostou das dicas? Aqui na F.Lead temos ampla experiência no desenvolvimento de líderes, gestão de mudanças e na criação e melhorias de academias corporativas. Entre em contato com a gente e saiba como levar o desenvolvimento para a sua organização.